A partir desta terça-feira (23/02) o trabalhador brasileiro poderá consultar o lote residual da restituição do IRPF referente ao mês de fevereiro de 2021.
A Receita Federal vai liberar o crédito bancário para 113.121 contribuintes a partir do próximo dia 26 de fevereiro de 2021. Serão mais de R$ 183 milhões em recursos.
R$ 86.729.160,73 do montante total é referente aqueles que têm prioridade legal sobre o benefício neste início. São 2.641 contribuintes idosos acima dos 80 anos, 19.221 entre 60 e 79 anos, 1.611 para contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave e 6.580 que a maior fonte de renda é proveniente do magistério.
Os outros 83.069 contribuintes são aqueles que entregaram a declaração até o último dia 10/02;2021.
Como saber se tive a declaração liberada?
Para conferir se a declaração está liberada pela RF é preciso acessar o seguinte endereço eletrônico:
Então no Portal e-CAC, acesse o serviço Meu Imposto de Renda. Insira seus dados pessoais para iniciar a consulta.
Caso seja identificado inconsistências de dados, o contribuinte pode fazer a autorregularização através da entrega de declaração retificadora com todos os dados corrigidos.
Além do site, você poderá fazer a consulta através do seu smartphone ou tablet nos aplicativos Android e iOS.
Neles você poderá consultar as bases da Receita Federal e informações sobre liberação de restituições e situação cadastral da inscrição no CPF.
Dinheiro da restituição
Os valores da restituição serão creditados na conta corrente informada durante a declaração do imposto. Caso o resgate não seja feito, será necessário então uma requisição através da internet pelo Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição.
O mesmo pode ser feito através do “Meu Imposto de Renda” no Portal e-CAC.
MEI 2021: Tabela de contribuição atualizada!
Não tive o valor creditado, o que fazer?
Se os valores não forem creditados, o trabalhador vai precisar entrar em contato com a Central de Atendimento através dos números:
- 4004-0001 (capitais);
- 0800-729-0001 (demais localidades);
- 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Ou através de qualquer agência do Banco do Brasil.
O agendamento do depósito também poderá ser feito através do seguinte endereço eletrônico: