O INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, é uma organização governamental criada em 27 de junho de 1990. A criação ocorreu durante o governo de Fernando Collor de Melo, através do Decreto nº 99.350.
Esse decreto determinou a fusão do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) com o Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social. Ficando vinculado ao que hoje conhecemos como o Ministério da Previdência Social (MPS).
Qual a finalidade do INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social é responsável pela operacionalização do reconhecimento de direitos aos brasileiros.
A Constituição Federal Brasileira através do artigo 201, determina que a organização tenha caráter contributivo e com filiação obrigatória.
É uma organização pública, responsável por prestar serviços previdenciários.
Hoje a instituição vem modernizando seus serviços, migrando grande parte das opções que antes necessitava da presença física nos prédios públicos, para o ambiente online através do Meu.inss.gov.
Pelo portal é possível agendar perícias médicas, dar entrada em benefícios assistenciais, pensões e aposentadorias.
Também é possível verificar quantos anos faltam para a aposentadoria. Beneficiários podem consultar extratos e realizar empréstimos consignados através do site.
Principais serviços de aposentadorias do INSS
- 1- Aposentadoria de Pessoas com Deficiência por Idade;
- 2- Aposentadoria de Pessoas com Deficiência por Tempo de Contribuição;
- 3- Aposentadoria especial por tempo de contribuição;
- 4- Aposentadoria por Idade Rural;
- 5- Aposentadoria por tempo de contribuição do Professor;
- 6- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- 7- Aposentadoria por invalidez;
- 8- Aposentadoria por idade urbana.