O INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, é uma organização governamental criada em 27 de junho de 1990. A criação ocorreu durante o governo de Fernando Collor de Melo, através do Decreto nº 99.350.

Esse decreto determinou a fusão do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) com o Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social. Ficando vinculado ao que hoje conhecemos como o Ministério da Previdência Social (MPS).

Qual a finalidade do INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social é responsável pela operacionalização do reconhecimento de direitos aos brasileiros.

A Constituição Federal Brasileira através do artigo 201, determina que a organização tenha caráter contributivo e com filiação obrigatória.

É uma organização pública, responsável por prestar serviços previdenciários.

Hoje a instituição vem modernizando seus serviços, migrando grande parte das opções que antes necessitava da presença física nos prédios públicos, para o ambiente online através do Meu.inss.gov.

Pelo portal é possível agendar perícias médicas, dar entrada em benefícios assistenciais, pensões e aposentadorias.

Também é possível verificar quantos anos faltam para a aposentadoria. Beneficiários podem consultar extratos e realizar empréstimos consignados através do site.

Principais serviços de aposentadorias do INSS