Após revisão do Dataprev previsto para março, quase 2 milhões de trabalhadores podem ser inclusos no abono salarial PIS/Pasep, com base no calendário de pagamentos de 2020. Neste ano beneficiários que trabalharam ao menos 30 dias com carteira assinada em 2020 recebem os valores com base no período trabalhado. Por exemplo, quem trabalhou um mês em 2020, tem direito a 1/12 do salário mínimo, ou seja, R$ 101.
Os cadastros dos trabalhadores estão passando por uma revisão. Há a previsão que o reprocessamento finalize até o próximo dia 15 de março.
Todos aqueles que estiver constatado o direito, vai receber conforme o calendário proposto para esta ação. Os resultados tem divulgação a partir do dia 16 de março. A consulta pode ser feita através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android/iOS). Mas outra forma de consulta é através do portal Gov.br.
Verificações
O Dataprev avaliou 55 milhões de CPFs que tiveram registro no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou e-Social em 2020. Até então 96,5% destes trabalhadores foram avaliados e 22,7 milhões estão aptos para receber o benefício. 30,4 milhões não devem receber o benefício e esses quase 2 milhões estão sendo avaliados novamente, representando 3,5% dos cadastros.
A reavaliação está acontecendo após identificadas algumas inconsistências nas informações do RAIS enviados pelas empresas. Então houve a necessidade de um reprocessamento das informações pelo Dataprev, que pode incluir essa nova porcentagem nos pagamentos.