Saiba mais sobre esta informação aos beneficiários do Brasil

Nesta semana a Receita Federal abriu a primeira consulta dos lotes residuais das restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Essa consulta é sobre declarações de anos anteriores, mas ela funciona de maneira semelhante para restituições atuais.

O lote de restituição residual tem seus recursos dedicados aos contribuintes que caíram na malha fina, mas realizaram a regularização das pendências e agora tem o direito do benefício.

Como realizar a consulta da restituição do lote residual?

Há duas opções de locais para fazer a consulta. Uma pela página da Receita Federal e outra pelo aplicativo da Receita, disponível para celulares Android e iOS.

Após definir o meio de consulta insira o seu CPF, clique sobre o ano da restituição que deseja consultar, coloque a data de nascimento, o código de segurança e clique em “Consultar”.

No aplicativo clique em “Meu Imposto de Renda”.

Pronto, o sistema vai apresentar para você as informações dos valores.

Como acontece o pagamento?

O pagamento das restituições são feitos na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda. Por isso é importante informar uma conta válida e em ordem para que a Receita Federal possa depositar o seu dinheiro da restituição.

Caso o pagamento não aconteça, os valores da restituição ficam disponíveis por até um ano no Banco do Brasil (BB).

Além do resgate na agência do BB, também é possível reagendar o crédito pelo Portal BB no site do Banco do Brasil ou na Central de Relacionamento BB nos telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (telefone para deficientes auditivos).

Se mesmo com essa possibilidade o recurso não tiver o resgate em um ano, o beneficiário pode fazer o requerimento posterior através do portal e-CAC na Receita Federal. O caminho para a solicitação é através do menu “Declarações e Demonstrativos”, depois em “Meu Imposto de Renda” e por fim na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Mas se ainda tiver dúvidas, deixe os comentários ou entre em contato com a Receita.

Autor
Beneficiarios ADM

Beneficiarios ADM

Tudo sobre beneficios do Brasil.