Com um investimento de mais de R$ 5 milhões, o Ministério da Educação (MEC) está distribuindo estes valores no formato de bolsas para a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). Serão beneficiados nesta distribuição os representantes de Secretarias Estaduais de Educação e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) dos Estados.
Hoje há 5.567 representantes municipais, 1.759 representantes regionais e 54 representantes estaduais.
Criada através da Portaria 1.774 /2023, o Renalfa lidera a implementação de ações de formação, gestão e acompanhamento dos processos pedagógicos. Esses processos são focados na alfabetização de crianças através do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que visa que todas as crianças do Brasil estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental.
Saques
Para que os beneficiários realizem o saque desta bolsa é preciso ir até a agência indicada no cadastro para o primeiro saque, munido de um documento com foto para a identificação. Nos meses seguintes, quando o beneficiário já estiver com o cartão, que é entregue no ato do primeiro saque, basta realizar o saque com o cartão.
O site para consultar o número do benefício e outras informações é o: