Perdeu o ENEM e gostaria de fazer de novo a prova deste ano? É possível solicitar a reaplicação da prova em alguns casos, principalmente por questões de doenças infectocontagiosas ou problemas logísticos. Para a reaplicação é preciso comprovação médica ou relacionado ao problema alegado pelo candidato.
O candidato terá a solicitação julgada individualmente pelo Inep. Quem conseguir este direito, pode refazer a prova nos dias 12 e 13 de dezembro, mas todo o conteúdo e redação não será o mesmo da primeira prova.
Documentação para solicitar a reaplicação
Na solicitação é preciso enviar os documentos comprobatórios. Nele deve estar o nome completo do participante, o diagnóstico descritivo pelo profissional de saúde e também o código da Classificação Internacional de Doença, o famoso CID. É preciso que o médico assine juntamente com a exposição do registro CRM (Conselho Regional de Medicina), RMS (Ministério da Saúde) ou do órgão responsável. A data de atendimento também deve constar no documento.
Quem comparecer no dia da aplicação, mas alegar problemas de saúde ou indisposição, deixando o local da prova antes de concluir a prova, não poderá retornar à sala ou solicitar uma nova reaplicação.
Como fazer a solicitação de reaplicação da prova do Enem?
Todo o procedimento é feito através da Página do Participante.
Acesse: enem.inep.gov.br/participante e converse com o atendente virtual sobre a reaplicação da prova. Envie a documentação solicitada e aguarde até o retorno do INEP. Sempre consulte a página para saber sobre as respostas.
O candidato tem até o próximo dia 17 de novembro para fazer a solicitação.