Nesta terça-feira, o Banco Central reabriu a consulta de Dinheiro Esquecido, conhecida como Sistema de Valores a Receber (SVR). Esta é uma ferramenta que mostra aos clientes possíveis valores esquecidos em instituições financeiras. Os valores totais esquecidos chegam a R$ 6 bilhões.
Cerca de 2 milhões de CNPJs tem valores à receber e se tratando de pessoa física (CPFs) são mais de 38 milhões. O site oficial para consultas é o do próprio Banco Central, através do domínio valoresareceber.bcb.gov.br. Quem consultar e tiver valores para receber, poderá refazer a consulta após o dia 07 de março para saber os valores. Hoje só é possível saber ou não se tem direito.
O Sistema de Valores a Receber estava suspenso desde abril de 2022. Os saques também estavam bloqueados.
Algumas novidades do SRV
Agora todos os valores previstos na normativa do SVR poderão ser consultados e sacados. O sistema também terá compartilhamento e impressão das telas e protocolos de solicitação do SVR através do WhatsApp. Sala de espera virtual sem prazo e acesso sem a necessidade de agendamento.
Também será possível a consulta de valores de pessoas falecidas. O acesso poderá ser feito por herdeiros, inventariantes, testamentários e representantes legais. E transparência para clientes que tenham conta conjunta. Ao entrar no sistema, informações como valor, data e CPF do solicitante serão exibidos.
Leia também: Calendário do PIS 2023 é divulgado.