A situação de famílias que estão na fila para receber o benefício do Bolsa Família não está fácil, afinal são quase 500 mil núcleos familiares aguardando na fila do benefício, ou seja, ainda esperam a liberação do Governo para aprovação.
Esta é uma informação do próprio Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, através da Lei de Acesso à Informação, onde o número supera em 12% a número de famílias que aguardavam a liberação em maio.
O número exato de famílias na fila é de 494.362. Elas já poderiam estar recebendo os valores, mas ainda dependem da aprovação do ministério.
Segundo eles, o aumento no mês de agosto é por conta do fluxo de entrada e saída do programa que está sendo aperfeiçoado durante esta gestão. Este aperfeiçoamento tem a função de manter a eficiência do gasto público, evitando que famílias com dados cadastrais inconsistentes entram no programa. A fiscalização mais minuciosa exige mais tempo e com isso ocorrem os atrasos.
Outra questão é que hoje há um bloqueio no orçamento da pasta do ministério e também do programa Bolsa Família. Mas todas estas questões estão sendo avaliadas de perto para tornar a fila de espera menor o quanto antes.