Finalmente uma notícia boa para o povo brasileiro. Após um período de longa escassez hídrica, os reservatórios nacionais estão cheios novamente e isso possibilita a redução da conta de luz para a bandeira verde. E segundo Luiz Carlos, diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), esta condição deve permanecer até o fim do ano.
Assim a expectativa é que esta bandeira tarifária siga “isenta” nos próximos meses, beneficiando a população brasileira. Mas a aplicação da bandeira é feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Até o momento o brasileiro estava pagando a conta de luz sob a bandeira 2 da cor vermelha. Na escala tarifária temos as cores verde, amarela, vermelha 1 e vermelha 2. A crise estava tão grande que desde setembro o consumidor brasileiro desembolsava R$ 14,20 a mais para cada 100 quilowatts/hora (kWh) de consumo.
A regressão para a bandeira verde acontece a partir deste sábado, dia 16 de abril.
Leia também: Como fazer o Cadastro Único?
Nível dos reservatórios
Os níveis de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país estão todas acima dos 50%, onde a mais crítica é a da região sul, com atuais 51,68%, mas que é muito acima do que no período da seca. Atualmente os reservatórios estão com os seguintes níveis:
- Norte: 98,43%.
- Nordeste: 97,24%;
- Sudeste/Centro-Oeste: 65,14%;
- Sul: 51,68%;
O próximo ano terá menos problemas
As perspectivas de armazenamento de água continuarem se confirmando e o funcionamento de novas termelétricas, assim como o incremento na geração e transmissão de energia, teremos um ano de 2023 com contas mais baratas e sem crises. Assim isso é o que diz o diretor da ONS.