As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 estão abertas e seguem até a próxima sexta-feira, dia 02 de junho de 2023. As inscrições poderão ser feitas através do site Sistema Encceja.
Para quem precisa solicitar atendimento especializado ou mudança no nome social, a data para as solicitações é a mesma.
As provas no entanto acontecem no próximo dia 27 de agosto, tanto para a certificação do ensino fundamental como o ensino médio.
Todo o processo é gratuito, desde que não tenha feito a inscrição na última edição e faltado. Tanto jovens como adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, tem o direito. Mas é preciso ter no mínimo 15 anos completos para as provas do ensino fundamental e no mínimo 18 anos completos para provas do ensino médio.
Durante a inscrição é preciso indicar o estado e cidade onde precisa fazer as provas. E também é preciso assinalar o nível de ensino que deseja a certificação. Outra escolha são as áreas de conhecimento que deseja realizar a avaliação.
Falta sem justificativa
Mas candidatos que tenham feito a inscrição no Encceja 2022 e que faltaram à prova de todas as áreas sem justificativa ou que teve a solicitação de justificativa reprovada, precisa pagar uma taxa de R$ 40 ao INEP para ter o direito de fazer o Encceja 2023. O não pagamento proíbe a participação na edição deste ano. O pagamento é feito através de boleto.
Novidades do Encceja 2023
Para este ano o Encceja trás novidades como um cartão resposta maior para quem relatar alguma deficiência visual durante a inscrição. Haverá também uma correção diferente da redação para pessoas com transtorno do espectro autista. Laudos aprovados em 2022 para atendimentos específicos não precisam ser reenviados para ser reanalisados.
Pessoas com nome social cadastrado na Receita Federal não precisam enviar documentação de comprovação.
A consulta do local da prova e informações do Cartão de Confirmação é feita utilizando o Login Único do governo.