Nesta semana o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) referente ao 2º semestre, informou que irá aceitar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 a 2020. A informação é do próprio Ministério da Educação (MEC), publicada oficialmente no Diário Oficial da União (DOU).
Porém para aqueles que queiram fazer a inscrição no FIES do 1º semestre deste ano, as notas do ENEM 2020 não podem ser usados. Isso porque oficialmente as notas do exame recém feito, só serão oficializadas a partir do mês de março.
O FIES é dedicado para estudantes que tenham renda familiar por cada membro, de no máximo 3 salários mínimos. Através das regras do programa é possível obter financiamento estudantil no setor privado com juros que podem chegar a zero nas mensalidades.
Vagas que devem sobrar
As vagas remanescentes que são ofertadas na edição do 2º semestre terá mudança em relação à anos anteriores. A partir desta nova edição o critério de escolha não será mais por ordem de inscrição, mas sim pela nota obtida no ENEM.
Serão aprovados os candidatos com melhor desempenho no exame. Segundo o MEC esse critério é mais justo do que o que vinha sendo exigido nas últimas edições. Até então a classificação era feita conforme a “velocidade” da inscrição pela internet.
Auxílio Emergencial: Valores remanescentes são pagos à nascidos em novembro!