O Cadastro-inclusão é uma ferramenta digital desenvolvida em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e também a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).
Esta ferramenta tem por objetivo armazenar informações de pessoas com deficiência no Brasil. Portanto essas informações ajudam a melhorar o acesso a serviços públicos e também para diminuir custos para o cidadão e Estado.
A primeira etapa do Cadastro Inclusão foi iniciada nesta segunda-feira, 21 de março, no auditório do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Estavam presentes diversos representantes dos ministérios e órgãos do governo.
Certificado Nacional
No mesmo evento também houve o lançamento do Certificado Nacional da Pessoa com Deficiência, a Interface de Programação de Aplicativos para pessoas com Deficiência (APID), o Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (Sisdef). Também ficou estabelecido outras parcerias com órgãos de administração pública e com a sociedade civil.
Assim os avanços tecnológicos tendem a melhora a vida de todos os cidadãos. Este cadastro de inclusão pode beneficiar milhares de brasileiros com algum tipo de deficiência, inclusive criando oportunidades no mercado de trabalho e em áreas da educação.
Comprovante da condição de deficiência
O certificado de comprovação da condição de deficiência está disponível através de documento oficial, chancelado pelo Estado, no aplicativo Meu INSS (Android/iOS).
Mas para gestores públicos, o acesso é feito através do API Pessoa com Deficiência.