Recentemente a Receita Federal prorrogou o prazo para entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda para o dia 31 de maio. Até então, a data das entregas do IR eram até o dia 29 de abril. Mas com as mudanças o brasileiro acabou ficando em dúvida com relação ao calendário de restituições 2022.
Segundo a Receita Federal, a mudança no prazo de entrega se deve aos efeitos da pandemia, uma vez que muitas empresas e contribuintes estão com dificuldades no preenchimento correto das declarações.
A mudança já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) através de uma instrução normativa no início deste mês.
Mas com relação às restituições, o calendário permanece o mesmo. O início dos pagamentos começa no último dia de maio e seguem até setembro, quando é feito o pagamento do 5º lote.
Assim como em outros anos, as restituições são pagas conforme a data de entrega do IR. Quem fez cedo, recebe já nos primeiros lotes. Outra prioridade é em relação a idosos, portadores de doenças graves, professores e pessoas com deficiência.
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2022
As datas de pagamentos dos lotes das restituições do IR são:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 30 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.
Tanto a restituição como o valor do imposto a ser pago, tem como base a soma dos rendimentos e faixa de renda dos contribuintes.