Está autorizado o concurso público para Técnico do Seguro Social do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 13 de junho, o concurso para preencher mil vagas na área técnica do INSS. Ele está autorizado através da Portaria SEDGG/ME Nº 5.315.
A banca tem definição para daqui a 60 dias. Mas o edital de abertura acontece em até seis meses a partir desta data.
O concurso era uma necessidade antiga do setor, já que todos os anos vários servidores públicos se aposentam e é preciso repor a mão de obra especializada. Segundo o ministro José Carlos Oliveira, da pasta Trabalho e Previdência, o isolamento intensificou a preocupação com a área de assistência, principalmente aos mais vulneráveis, que é feito normalmente pelo INSS, com auxílios, aposentadorias e BPC.
Mil vagas não é o ideal para suprir toda a necessidade, mas é um avanço em relação as outras propostas. Há também o fator da crise econômica no mundo, que também está afetando o Brasil, impossibilitando a criação de outras vagas. Mas o concurso deve preencher um grande campo dentro do INSS.
Recomposição de mão de obra
Este concurso é uma vitória para o INSS segundo o seu presidente, Guilherme Serrano. Para ele, permitir a reposição de mão de obra neste momento é uma demonstração do compromisso do Governo com o órgão de grande relevância no País.
Concurso do INSS 2022
As vagas de Técnico do Seguro Social exigem no mínimo ensino médio do candidato. Os salários são próximos de R$ 6.500. Quem for aprovado terá a convocação com base na classificação dos resultados. Então a sua atuação será na Agência da Previdência Social, com base na necessidade local. Não será possível definir o local de atuação.