O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento a estudantes de cursos superiores não gratuitos, com mensalidades compatíveis com a renda familiar. Portanto o programa criado em 1999 e é uma importante ferramenta de acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda.
Requisitos para participar do FIES
E para participar do FIES, o estudante deve atender aos seguintes requisitos:
- Ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos;
- Estar matriculado em curso superior não gratuito em instituição de ensino participante do programa;
- Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 na média das notas das provas objetivas e de 500 na redação;
- Não ter diploma de nível superior.
Modalidades de financiamento do FIES
O FIES oferece duas modalidades de financiamento:
- Pré-Pago: nesta modalidade, o estudante paga os juros do financiamento durante o curso e o valor principal após a conclusão do curso.
- Pós-Pago: já nesta opção, o estudante paga os juros e o valor principal do financiamento após a conclusão do curso, com prazo de carência de até 18 meses.
Valor do financiamento
O valor do financiamento do FIES tem calculado com base na mensalidade do curso, na renda familiar mensal bruta per capita e na modalidade de financiamento escolhida.
Juros do financiamento
Os juros do financiamento do FIES são cobrados a uma taxa de 0,01% ao dia, com capitalização mensal. Mas preste atenção nas regras do contrato com a instituição financeira responsável pelo pagamento.
Confira também: O que é Programa Bolsa Permanência (PBP).
Como funciona o pagamento
O pagamento do financiamento do FIES pode ser feito em até 144 parcelas, com prazo de carência de até 18 meses. Mas é preciso conferir todos os detalhes na hora de assinar o contrato.
Como participar do FIES
Para participar do FIES, o estudante deve acessar o site do SisFIES e realizar a inscrição no programa. E a inscrição tem realização em duas etapas:
- Pré-inscrição: nesta etapa, o estudante deve informar seus dados pessoais, como nome, data de nascimento, CPF, e-mail e endereço.
- Seleção: nesta etapa, o estudante será avaliado pela Caixa Econômica Federal, que irá analisar sua renda familiar, seu desempenho no Enem e sua compatibilidade com o curso escolhido.
Assim a seleção dos candidatos ao FIES fica realizada em duas chamadas, sendo a primeira chamada realizada no início do ano letivo e a segunda chamada realizada no meio do ano letivo. Portanto fique atento ao site oficial sisfiesportal.mec.gov.br.
Benefícios do FIES
O FIES oferece uma série de benefícios aos estudantes, como:
- Possibilidade de financiar o curso superior mesmo com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos;
- Mensalidades compatíveis com a renda familiar;
- Juros reduzidos;
- Prazo de carência de até 18 meses.
Portanto o FIES é uma importante ferramenta de acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda. Assim o programa oferece a oportunidade de cursar uma graduação em uma instituição de ensino superior de qualidade, sem comprometer o orçamento familiar.