O gás natural da Petrobras fica mais barato a partir do próximo dia primeiro de novembro. A redução média de 5% em relação ao preço atual, se inicia no dia 1 de novembro e segue até dia 31 de janeiro de 2023. A redução foi anunciada pela Petrobras nesta segunda-feira, dia 10 de outubro.
As atualizações de valores com as distribuidoras são trimestrais. Os contratos também vinculam a variação do preço do gás com a taxa de câmbio e as oscilações do petróleo tipo Brent. O petróleo caiu 11,5% entre agosto e outubro, assim como o câmbio com 6,5% de depreciação.
Todos os contratos entre a Petrobras e as distribuidoras ficam disponíveis no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Mas é preciso lembrar que o preço final que chega ao consumidor não é determinado apenas pela Petrobras. Ainda há as margens das distribuidoras e os impostos estaduais e federais. Todas tem aprovação das agências reguladoras.
Leia também: Auxílio Brasil e Vale Gás antecipado este mês.
Gás de cozinha fica mais barato?
Mas a redução do preço no gás natural não trás redução no preço do gás tipo GLP, que é o famoso gás de cozinha.
Onde utilizamos o gás natural?
Este gás específico é fonte de energia para a geração de eletricidade, calor e matéria prima para indústrias de borrachas, metalúrgicas, petroquímicas e farmacêuticas.