O saque aniversário do FGTS para trabalhadores nascidos no mês de novembro começou o pagamento nesta terça-feira, dia 01 de novembro. Os valores ficam disponíveis por 90 dias, portanto o beneficiário que faz aniversário este mês, tem até o mês de janeiro para efetuar o saque.
Quem nasceu em setembro e outubro, também está com o prazo de saque este mês.
Para receber os valores, o trabalhador precisa aderir ao formato saque aniversário. Essa adesão é feita através dos aplicativos da Caixa Econômica Federal ou agências.
Lei 13.932/19
O saque aniversário teve seu lançamento em 2020, no mês de abril. Ele beneficiou até o momento mais de 21 milhões de trabalhadores, em um total de mais de 30 bilhões de reais. A lei responsável pelas regras do benefício é a Lei 13.932/19. Nela o trabalhador pode fazer o saque de contas ativas ou inativas durante o mês de aniversário.
A média de adeptos do sistema está em 9,75 milhões de trabalhadores. A transferência é feita pelo aplicativo FGTS, site FGTS ou no internet banking da Caixa Econômica.
Mas é preciso estar atento a uma condição especial ao efetuar o saque. Caso o trabalhador seja demitido, ele só poderá fazer o saque do valor da multa rescisória do FGTS, os famosos 40% pagos pela empresa. Quem optar por esta opção, não pode sacar o valor integral.
Próximos pagamentos
Trabalhadores nascidos em dezembro podem fazer o saque entre os dias 1 de dezembro e 28 de fevereiro de 2023.