A prova de vida digital simplificada já uma realidade no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A instituição vem ao longo dos últimos meses em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (DATAPREV) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) melhorando diversos sistemas que envolvem os beneficiários do Brasil.
E a mais recente foi a nova etapa da inclusão da prova de vida por biometria facial, que a partir desta última terça-feira (23/02) foi iniciada.
Em 2020 foi iniciado um projeto piloto com 5,3 milhões de beneficiários, que passaram a fazer o procedimento anual sem a necessidade de sair de sua residência.
Isso pode melhorar muito a vida dos beneficiários, principalmente aqueles que contam com dificuldades de locomoção para irem até uma agência.
INSS: Beneficiários no exterior precisam fazer Prova de Vida!
Novidades
Nesta nova etapa o INSS pretende utilizar apenas um aplicativo, o do gov.br. Até ano passado a experiência necessitava de dois aplicativos, o MEUgov.br (Android e iOS) e a plataforma Meu INSS (Android e iOS).
Assim todos os processos serão simplificados para que o aposentado ou pensionista possa fazer a biometria facial anualmente.
O aplicativo Meu INSS será necessário apenas para realizar o acompanhamento do resultado da prova de vida após realizá-la.
Segundo Bruno Bianco, secretário especial de Previdência e Trabalho, a tecnologia trás segurança e praticidade aos beneficiários.
Prorrogação da dispensa da Prova de Vida
Bianco ainda disse em uma Live no último dia 23/02 que a prorrogação para não necessidade de realizar a prova de vida foi estendida por mais 60 dias, dispensando o beneficiário até o mês de abril para regularizar a situação.
Quem poderá fazer?
A princípio apenas aqueles que estão com a prova de vida pendente. O beneficiário será notificado pelo Meu INSS quando acessá-lo.
No próprio app será redirecionado para realizar a prova de vida através da biometria facial no aplicativo Meu gov.br. É possível ir diretamente nesta segunda opção.
O INSS vem enviando mensagens por SMS e email para aqueles que poderão desfrutar da biometria facial.
A realização do procedimento irá usar a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e também do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Mesmo participando do projeto piloto, o beneficiário que realizar a prova de vida neste sistema terá o seu procedimento efetivado, ou seja, estará válido para comprovação, não sendo apenas um teste.
Projeto em fase de testes
Esta é a segunda etapa de mais algumas que estão por vir. Mas em um futuro bem próximo o INSS deve ampliar a prova de vida digital para a grande maioria dos beneficiários do Brasil.