Perdeu a prova do primeiro dia do Enem 2022 e quer solicitar a reaplicação em outra data? Esse é um direito do participante, desde que tenha perdido a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, por conta de doenças infectocontagiosas ou problemas logísticos. A reaplicação do exame precisa ser solicitado até o próximo dia 25 de novembro, sexta-feira, através do portal do participante.
Através do próprio portal é possível anexar os documentos comprobatórios e conferir a data e local onde será realizado a reaplicação das provas. Tudo está descrito no edital fornecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Doenças infectocontagiosas
Caso a pessoa tenha tido alta médica, deve comparecer no segundo dia e solicitar a reaplicação das provas do primeiro domingo. Entre as doenças que permitem a solicitação para reaplicação estão:
- Covid-19;
- Tuberculose;
- Coqueluche;
- Difteria;
- Doença invasiva por Haemophilus influenza;
- Doença meningocócica e outras meningites;
- Varíola/
- Influenza humana A e B/
- Poliomielite por poliovírus selvagem;
- Sarampo;
- Rubéola;
- Varicela.
Todos os pedidos precisam ser acompanhados de documentos comprobatórios. Cada pedido será analisado individualmente.
Problemas logísticos
Com base nas intercorrências registradas, principalmente decorrentes dos protestos nos últimos dias, o INEP vai avaliar possíveis faltas à prova pro problemas logísticos. Outras situações como desastres naturais, comprometimento da infraestrutura local e/ou falta de energia elétrica no dia da prova, também dá o direito a pedir a reaplicação.
Em todos os casos é preciso comparecer ao segundo dia do Enem e solicitar a reaplicação da prova do primeiro dia.
Para mais informações e solicitar a reaplicação, acesse: enem.inep.gov.br.