O Roda Bem Caminhoneiro é um projeto do Governo Federal que permite ao motorista abastecer pagando menos pelo litro do diesel, ingresso em cursos de qualificação, compra de pneus e outros insumos com descontos e outros benefícios. E nesta última semana, a estação do projeto na cidade de Garibaldi no Rio Grande do Sul, teve a sua inauguração concluída.
O objetivo do projeto todo é fortalecer e estruturar os transportadores rodoviários autônomos. No Brasil serão 100 cooperativas com presença em 17 estados, contando com um investimento inicial de R$ 18 milhões. Só no RS, são 18 cooperativas que agregam quase 4 mil caminhoneiros.
Ao longo do ano, além de Garibaldi, também será beneficiado as cidades de Vacaria, Farroupilha, Canoas, Tapejara, Ibirubá, Não Me Toque, Santiago, Giruá, Cruz Alta, Passo Fundo, Erechim, Itaqui, São José do Ouro, Nova Palma, Santo Antônio da Patrulha e Três Cachoeiras.
Assim a primeira parte do projeto é assessorar os motoristas com embasamento técnico. São vários cursos no sistema, com aplicativo próprio para facilitar a vida dos caminhoneiros. Mas outro benefício é, por exemplo, um motorista de Passo Fundo, chegar em uma cooperativa parceira no norte do país e fazer o abastecimento com preço mais em conta. Há a possibilidade de economizar até 40 centavos por litro.
Estações como a entregue em Garibaldi contam com tanque e container para escritório. Mas também há a assessoria técnica para os cursos disponíveis para os caminhoneiros.
Início de uma era
Mas este projeto ainda está nos primeiros passos a expectativa é que nos próximos anos, muitos outros motoristas também façam parte das cooperativas e tenham benefícios para continuar o bom trabalho nas rodovias do país. Até o momento outros 28 kits como esse já foram entregues.
Leia também: Com nova cota do ICMS, gasolina deve ficar próxima dos R$ 6.