A telessaúde e UBS Digital está regulamentada pelo Governo Federal. Este é um passo importante para a saúde no Brasil. Com a novidade os atendimentos chegam as áreas mais remotas do país. A parceria com a Starlink e o avanço no 5G, devem em um futuro próximo proporcionar experiências ainda mais relevantes na área da saúde.
Mas regulamentar essa modalidade de trabalho proporciona segurança e acessa nos diagnósticos e detecção de diversas doenças em todos os locais brasileiros. Isso vai revolucionar o sistema de saúde e proporcionar ao SUS uma aproximação entre pacientes e médicos pelo país.
A telessaúde no Brasil vai permitir o suporte assistencial, consulta, monitoramento, diagnóstico e acompanhamento em diversas áreas da saúde. O atendimento pré-clínico também é um setor beneficiado pelo projeto.
Leia também: Inclusão digital trará benefícios para população com Norte Conectado.
Telessaúde
A regulamentação estabelece critérios, normas e parâmetros para os variados tipos de atendimentos através da tecnologia da informação. As regras respeitam diretrizes da própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O principal objetivo desta regulamentação é garantir que os atendimentos à distância tenham o mesmo padrão e requisitos da modalidade presencial, garantindo que o paciente receba atenção com qualidade.
UBS Digital
A saúde digital do SUS estará presente em mais de 323 municípios do Brasil. Será destinado quase R$ 15 milhões para estruturação e informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) no país. Mas o grande foco inicial é informatizar locais de difícil acesso e áreas rurais.
Mas a modernização também trás benefícios para as próprias UBS, pois será necessário conexão à internet, sistema de informações, a implementação de prontuário eletrônico e outros recursos para os especialistas.
O município que for participar do projeto, vai precisar obedecer critérios e estar associado ao sistema do Ministério da Saúde, chamado de e-Gestor Atenção Básica.