O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá iniciar no próximo dia 16 de novembro de 2020 o serviço de telemedicina. Este é um projeto piloto chamado Perícias Médicas com Uso da Telemedicina (Pmut).
A previdência vem a algum tempo tentando aperfeiçoar este projeto. Ele é focado em realizar os procedimentos de perícia através do distanciamento social. Porém a dificuldade estava em tornar o sistema seguro e facilitado tanto para o beneficiário como para o perito federal.
Neste projeto estão envolvidos a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o INSS, a Associação Nacional de Medicina do Trabalho e o Conselho Federal de Medicina. Estes órgãos buscavam uma forma de cumprir uma decisão do TCU.
O período de testes das perícias do INSS à distância será entre os dias 16 de novembro de 2020 e 31 de janeiro de 2021.
PMUT
Foi estabelecido um protocolo de procedimentos durante a consulta do Pmut. Há também um modelo específico de relatório por parte do médico federal, definindo qual será o encaminhamento do trabalhador.
Empresas devem receber um Termo de Adesão de Participação da Experiência Piloto de Realização de Perícias Médicas com Uso da Telemedicina (Pmut).
Esse termo vem sendo enviado por email desde o último dia 09 de novembro de 2020.