Saiba mais sobre esta informação aos beneficiários do Brasil

Nos próximos 45 dias o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende avaliar todos os pedidos de benefícios que estão na fila. Atualmente 55% dos pedidos estão sendo analisados, mas a meta de final de ano é chegar nos 100%. Esta é uma informação oficial do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Para uma visão futura, o Ministério da Previdência Social (MPS) pretende agilizar os processos de avaliação, onde em 2024 a meta é que eles sejam analisados em no máximo 30 dias após a solicitação. Essa expectativa está programada até o final do ano de 2024.

A agilidade nas análises se deve ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). Este programa criado em julho de 2023 ajuda na redução do tempo de análise de processos administrativos de reconhecimento inicial, revisões, manutenção, recursos, avaliação social e monitoramento operacional de benefícios do INSS. Até então a fila de espera era muito longa.

Mas também a inclusão da Análise Documental do Benefício por Incapacidade Temporária (Atestmed), ajuda a simplificar as regras de concessão de benefício através dos documentos de requerimento para incapacidade temporária. Isso para aqueles que estejam esperando a mais de 45 dias. Todo o processo é feito através do aplicativo ou site Meu INSS, sem a necessidade de comparecimento no Instituto ou realização de perícia.

Todos os meses aproximadamente um milhão de novos pedidos acontecem. São estes para aposentadorias, pensões, auxílio doença (incapacidade temporária), salário maternidade, BPC, Loas e outros.

Locais de difícil acesso

O Brasil com sua extensão continental dificulta o trabalho do INSS em algumas áreas. Mas atualmente estão ocorrendo mutirões nos finais de semana para a realização de perícias em locais mais afastados e de difícil acesso.

Outra ação são os mutirões de perícias do INSS que são realizados, principalmente nos finais de semana, em locais de mais difícil acesso.

Autor
Beneficiarios ADM

Beneficiarios ADM

Tudo sobre beneficios do Brasil.