Beneficiários do INSS podem a partir do próximo dia 12 de outubro, realizar a consulta da taxa de juros e encargos de empréstimos pessoais consignado. O mesmo vale para cartões de crédito consignado e cartões consignado de benefício. As instituições financeiras precisam divulgar os valores quando solicitada a consulta.
Esta novidade vem através da Portaria 1.140 de 15 de junho de 2023, já publicada no Diário Oficial da União (DOU). Ela abrange aposentados, pensionistas e outros beneficiários de auxílios, como os BPC (Benefício de Prestação Continuada).
A consulta acontece através do próprio portal do Meu INSS, seja pelo site ou aplicativo. As informações estão no menu “Extrato de empréstimos”, na opção “Instituições e taxas”. Ali o beneficiário pode avaliar qual a melhor opção antes de tomar o empréstimo consignado.
Redução do teto de juros
Esta é uma novidade que vem logo após o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) reduzir o teto de juros dos empréstimos consignados para beneficiários do INSS. Ele teve a redução de 1,97% para 1,91%. E para quem utiliza a modalidade do cartão de crédito, a porcentagem caiu de 2,89% para 2,83%. Todas as instituições financeiras não podem ofertar empréstimos com juros maiores que o teto.
E a partir de agora, sempre que a taxa Selic cair, uma nova reunião será feita para definir o teto de juros.