A bandeira tarifária verde permanece em fevereiro de 2022 para beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica. Essa informação teve confirmação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta última semana. Assim esta faixa de consumidores não tem acréscimo nas tarifas.
Outros consumidores do país, exceto aqueles que não estejam no Sistema Interligado Nacional, como moradores de Roraima, continuam pagando sobre a bandeira de Escassez Hídrica. Essa bandeira adiciona o valor de R$ 14,20 para cada 100 kWh de consumo, além do valor base para o cálculo.
Bandeira de Escassez Hídrica
A bandeira de Escassez Hídrica teve sua criação através da Medida Provisória nº 1.055/2021. Ela segue em vigor até abril de 2022 e foi instituída pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG). Essa MP foi necessária pois o país viveu a pior crise hídrica dos últimos 90 anos.
Descontos
Famílias de baixa renda que estão inscritas no programa de Tarifa Social, pagam seus valores com descontos que possuem nas tarifas. Esse desconto varia entre 10 e 65% conforme a faixa de consumo.