No Rio Grande do Norte, mais de mil famílias foram beneficiadas com títulos de domínio para terras que antes estavam em situação irregular. O anúncio desta ação foi divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O anúncio do Governo Federal em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), foi feito na cidade de Ipanguaçu (RN).
Esta ação faz parte de uma série que irá beneficiar a população de trabalhadores do campo no Brasil. Nesta etapa foram beneficiados 1.060 famílias de agricultores de treze cidades do Rio Grande do Norte.
Leia mais: Auxílio Emergencial: Benefício vai até o Natal.
Título de domínio
Esse documento entregue para agricultores da região tem a finalidade de transferir o terreno rural da reforma agrária para o cidadão de forma definitiva.
Segundo informações da ministra Tereza Cristina, responsável pela pasta da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, esta ação já beneficiou cerca de 500 famílias desde o início do governo atual.
Grande parte daqueles que tinham dúvidas sobre a sua permanência nas terras da região e que tinham medo de investir na agricultura, agora podem dar sequência nos planos de suas terras.
Reservatório e estradas no nordeste
Além do benefício dos títulos de terras, o Ministério fez a autorização de mais de 2 milhões de reais que serão destinados para a construção de um reservatório e adutora no município de Porto do Mangue.
A falta de água na região é algo que a muitos anos prejudica todas as esferas locais e isso tende a mudar nos próximos meses.
Outros investimentos no Rio Grande do Norte devem vir a partir da liberação de R$ 707 mil. Eles serão utilizados para recuperar estradas secundárias nestas áreas de agricultura, onde a finalidade é facilitar o escoamento da produção destas famílias.
Estima-se que estes investimentos devem beneficiar quase 400 famílias de seis assentamentos.
Mas de 12 milhões de reais aos produtores
Somente nestes dois anos (2019 e 2020) o Rio Grande do Norte recebeu um investimento de R$ 12 milhões da União em relação à reforma agrária.
Os principais beneficiários deste crédito é o pequeno produtor rural do estado.
Consultoria IICA para produtores do Nordeste
Além dos investimentos, os agricultores familiares do Nordeste devem receber consultoria agrícola digital nos próximos meses. Este é um projeto piloto em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
O programa consiste no envio de mensagens para celulares contendo informações sobre técnicas de plantio, manejo de culturas e outros focados na Agricultura de Precisão.
Toda semana o agricultor deve receber informações em linguagem popular com dados meteorológicos, rendimento de colheitas e outros.
Não será preciso ter acesso à internet.
Nosso país será o primeiro da América Latina a implementar o projeto da PAD, algo que já beneficia quase 4 milhões de agricultores em países da África e Ásia.
Fonte: Ministério Agricultura.