Saiba mais sobre esta informação aos beneficiários do Brasil

Nesta semana foi anunciado que milhares de famílias podem perder benefícios de programas sociais como o Auxílio Brasil, BPC, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros em 2023. Isso se deve ao fato de muitas famílias estarem com seu Cadastro Único desatualizado. O CadÚnico é o mecanismo essencial para que o governo avalie os núcleos familiares que recebem os valores dos benefícios. Com o cadastro desatualizado, eles são excluídos automaticamente do sistema.

Com a falta de atualização dos dados os benefícios são suspensos e dependendo do período sem correção, acontece o cancelamento. Caso não ocorra a regularização nos próximos dias, muitas famílias podem perder os recursos a partir de julho de 2023.

Mas quais são as regularizações necessárias no cadastro? Famílias que tenham feito a última atualização em 2016 e 2017 precisam realizar a Revisão Cadastral. Essa atualização é cobrada a cada 2 anos, mas em decorrência da pandemia, houve o adiamento. A outra regularização é a Averiguação Cadastral. Ela é necessária para famílias que discordam dos dados preenchidos e o cruzamento com informações de outras fontes.

Entretanto é preciso lembrar que estar no CadÚnico não garante a entrada nos programas sociais. Cada um tem a sua regra e o benefício é concedido conforme as informações do cadastro.

Auxílio Brasil

Há muitos beneficiários do Auxílio Brasil que precisam regularizar a situação até o próximo dia 14 de outubro. A revisão cadastral venceria nesta sexta-feira (15 de julho), mas foi adiado. Já famílias que estejam em averiguação cadastral, tem até o dia 12 de agosto para a regularização. O prazo terminou originalmente no último dia 10 de junho.

Leia também: Novo cartão do Auxílio Brasil passa compras no débito.

Como conferir minha situação?

Neste ano o sistema de verificação da situação do Cadastro Único passou a ser digital, através do aplicativo. Tanto no app como no site basta fazer o login e verificar se o seu cadastro está em um das etapas de regularização. Por lá mesmo estão descritas as etapas para fazer a regularização.

Quem faz parte do Auxílio Brasil, tem descrito no extrato de pagamento do benefício a situação atual. Beneficiários da Tarifa Social de Energia, são informados da situação através da conta de luz.

Confirme os dados e pronto. Caso seja preciso fazer alterações, ainda é preciso comparecer a um posto de cadastramento (CRAS) para realizar a entrevista e fazer a atualização cadastral.

Como localizar o CRAS mais próximo?

Para verificar qual o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo acesse:

Quando atualizar os dados?

Toda família precisa informar mudanças no núcleo familiar (nascimento, morte, separação ou casamento), mudanças no endereço e alterações de renda a cada dois anos. Quando uma mudança ocorre, o representante precisa ir até um CRAS ou posto do Cadastro Único mais próximo.

Mas mesmo realizando as atualizações, o poder público pode convocar famílias para outras comprovações.

Documentos necessários para atualizar o cadastro no CadÚnico

O responsável pelo núcleo familiar precisa apresentar o CPF na atualização. Já os outros membros da composição familiar precisam apresentar o CPF (preferencialmente) ou o RG, certidão de nascimento/casamento, carteira de trabalho ou título de eleitor.

Autor
Beneficiarios ADM

Beneficiarios ADM

Tudo sobre beneficios do Brasil.