Segundo o Ministério da Saúde, o aplicativo Conecte SUS (Android/iOS/Web) está “ok” para a maioria da população. Através dele é possível emitir o certificado de vacinação contra Covid-19, que é exigido por alguns países na hora de permitir a entrada de brasileiros.
Mas como o registro da imunização completa depende da inserção dos dados informados pelos postos de vacinação do país, alguns estão com dificuldade para emitir o certificado.
A justificativa para o “problema” é que o cidadão que está tentando emitir o certificado, não aguardou o prazo mínimo de 10 dias após a segunda dose, onde é possível emitir o documento.
O Conecte SUS é a única opção para emitir o certificado. Ele facilita a inserção dos dados e também na hora de apresentar aos agentes responsáveis pela fiscalização. Basta mostrar o celular e o QR Code pode ser escaneado. Mas também é possível imprimir o certificado.
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Como funciona?
Para ter acesso ao certificado de imunização, basta baixar o aplicativo, fazer o cadastro no sistema do governo (Gov.br), utilizando o seu CPF e pronto. Clique no ícone da vacina e todas as doses já aplicadas em você será mostrado na próxima janela.
Porém é preciso respeitar o prazo de 10 dias após a última imunização, para que os dados cheguem ao sistema.
Você pode conferir os dados da vacina, como data de aplicação, local de vacinação e qual lote foi aplicado.
No app também é possível exibir o QR Code de autenticidade do documento. Além do português, o certificado pode ser emitido em espanhol ou inglês.
Futuro do certificado
Inicialmente o certificado deve ser utilizado para entrada de brasileiros em outros países. Mas alguns estados também podem exigir o certificado para permitir a entrada. Em um futuro não muito distante, a comprovação de imunização deve ser exigida para acessar eventos.
Problemas
Alguns brasileiros estão tendo dificuldades para emitir o certificado. Isso porque as duas doses precisam estar registradas na plataforma. Para a grande maioria da população, apenas as informações da primeira dose estão disponíveis.
Porém o sistema está sendo alimentado diariamente para cumprir o período estipulado. Mas alguns já foram imunizados há um bom tempo e ainda não tem o registro das doses da vacina.
Segundo o Ministério da Saúde, o problema pode estar no posto de vacinação. É preciso que o registro tenha sido feito pelo atendente para que a informação chegue ao banco de dados do governo.
Mas caso após o prazo de 10 dias a informação ainda não esteja disponível, o cidadão vai precisar verificar as informações no local em que foi feito a aplicação.