Após uma suspensão desde o último dia primeiro de novembro, o Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil (novamente chamado de Bolsa Família a partir de 2023) está liberado. A Caixa Econômica Federal (CEF) liberou a partir das 7h da manhã deste dia 14 de novembro. O banco precisou do prazo para acertar algumas pendências com relação à política de empréstimos. Estas pendências envolveram o Dataprev, Caixa Econômica e o Ministério da Cidadania.
O crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil ficou liberado entre os dias 11 de outubro e 1º de novembro, até as 18h59. Muitos foram atrás do empréstimo, mas havia muita dificuldade na contratação através do aplicativo Caixa Tem. Outras reclamações constantes eram a taxa extra de seguro e atrasos no pagamento das parcelas.
Em poucos dias, mais de R$ 4,2 bilhões foram emprestados para os beneficiários considerados aptos para o projeto.
Outros bancos
Mas além da Caixa Econômica Federal, hoje outras 13 instituições financeiras podem realizar o empréstimo consignado para os beneficiários do Bolsa Família.
Contato da Caixa Econômica
A Caixa Econômica Federal entrou em contato no último dia 10 de novembro, através do próprio aplicativo, para esclarecer aos beneficiários do empréstimo, quando será iniciado o pagamento das parcelas através do desconto no benefício. O primeiro desconto ocorre no mês posterior a solicitação. É preciso que as instituições financeiras enviem as informações para a Caixa sobre o empréstimo. Isso é para que os beneficiários possam se programar melhor.
Leia também: Pedidos de benefícios no INSS são agilizados.