Quem quiser se beneficiar do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) 2021, tem até hoje para realizar a sua inscrição. Poderão concorrer às vagas aqueles que não estiverem matriculados em uma instituição de ensino superior.
As inscrições seguem até as 23h59 (horário de Brasília) deste dia 03/11.
Estudantes que estejam matriculados em instituições particulares, as inscrições para as vagas ainda disponíveis no FIES terminam no próximo dia 27 de novembro às 23h59.
A ocupação das vagas acontecem em ordem, segundo as inscrições dos candidatos.
Cursos e instituições
O Ministério da Educação está oferecendo nesta opção para o segundo semestre, 4.213 cursos. Eles estão sendo oferecidos em 881 instituições de educação superior particulares.
Na última semana mais de 14 mil estudantes já haviam feito suas inscrições. Neste caso as vagas remanescentes são as que não foram preenchidas durante o processo seletivo regular deste ano.
Inscrições
Os interessados nestas vagas precisam fazer a inscrição através do seguinte endereço eletrônico:
O que é o FIES 20 anos?
Em 2021 o FIES completa 20 anos. O programa de financiamento estudantil foi criado em 2001. Ele concede financiamento para estudantes em cursos superiores que não sejam gratuitos. O objetivo é que o aluno faça a faculdade e só se preocupe com o pagamento quando conseguir um trabalho.
Há uma variação de financiamento, sendo determinado pela renda familiar. O máximo da renda é de até 3 salários mínimos por pessoa. Quanto mais renda, menores são os benefícios em relação aos juros e condições de pagamento.
Para tentar se beneficiar do FIES o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ter média de 450 pontos, além de 400 pontos ou mais na redação.
Bolsas parciais e integrais
Neste caso, as vagas remanescentes servem tanto para bolsas parciais, ocupado normalmente por alunos que fazem parte do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 50%, como para bolsas integrais.
Alunos das bolsas parciais podem financiar o restante da bolsa através do FIES. Estes precisam fazer suas inscrições até o próximo dia 27 de novembro.
Já alunos de bolsas integrais do Prouni, são aqueles que foram aprovados no processo seletivo de alunos que comprovem renda familiar bruta por pessoa de até um salário mínimo e meio. Há outras regras, principalmente ligadas à nota do ENEM.