O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é com certeza a maior moeda de troca hoje no Brasil. Após soluções como o Saque Aniversário, Saque Extraordinário, pagamento de parcelas do financiamento da casa própria, o governo estuda liberar o FGTS para mais uma opção.
Nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória (MP), que vai permitir às mães com registro em carteira assinada e que tenham recursos no Fundo de Garantia, possam sacar uma % dos valores do FGTS para o pagamento da creche dos filhos.
Mas a MP já teve a sua publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Pagamento da creche
O objetivo desta MP é permitir o pagamento da creche com o FGTS, tanto para filhos, enteados ou crianças sob guarda judicial. A exigência inicial divulgada é que estas crianças tenham até no máximo 5 anos.
Mas ainda faltam outros detalhes para que a proposta fique efetiva. Ainda não há informação de quando o saque vai começar e nem a quantia liberada para cada mãe. Assim no próximo texto sobre a MP essas informações devem estar apresentadas. Até lá haverá um levantamento sobre o preço médio das creches e outras opções relevantes para definir os valores.