Saiba mais sobre esta informação aos beneficiários do Brasil

Começa nesta quarta-feira (20/04) a possibilidade do saque extraordinário de até R$ 1.000 do FGTS. Os pagamentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço acontecem com base no calendário do mês de aniversário do trabalhador. Os valores ficam disponíveis para saque até o dia 15 de dezembro deste mesmo ano.

Aproximadamente 42 milhões de brasileiros tem direito aos recursos que devem somar aproximadamente R$ 30 bilhões. Trabalhadores com contas vinculadas ao FGTS, tanto contas ativas como inativas tem direito ao saque.

Mas o saque é considerado facultativo, ou seja, não é obrigatório. E quando é indicado fazer o saque extraordinário do FGTS?

Quando realizar o saque extraordinário do FGTS?

O ideal é realizar o saque apenas em casos onde o trabalhador tenha alguma dívida para sanar, principalmente as do cartão de crédito ou cheque especial, pois os juros são muito altos. Mas em outros casos, a recomendação é deixá-lo “aplicado” na conta do Fundo de Garantia, pois anualmente ele recebe a correção por juros. Assim o trabalhador guarda o dinheiro para uma emergência ainda maior.

Outros investimentos

O seu dinheiro na conta do FGTS é um investimento. Ele rende juros e correções. Mas outra possibilidade para quem deseja sacar o dinheiro do saque extraordinário é fazer um investimento que rende acima da conta do Fundo de Garantia. Hoje o FGTS rende cerca de 3% + a TR (Taxa referencial), aproximadamente 5% ao ano. Essa aplicação rende menos que a inflação, ou seja, não é tão interessante.

Mas investir na poupança também não é uma boa opção, afinal rende cerca de 6%. Hoje os melhores investimentos são o Tesouro SELIC, Fundos DI sem taxa de administração e títulos de inflação ou pré fixados.

Quando não sacar o saldo do FGTS?

Se o objetivo do seu saque é gastar com coisas supérfluas ou outras compras que tragam novas dívidas para o seus gastos mensais, o melhor é deixá-lo na conta do FGTS. Deixar o dinheiro lá é uma garantia de recurso no futuro. Está em um ambiente seguro e o ideal não é sacá-lo sem precisão.

Recusar o valor disponível

Quem tem conta na Caixa Econômica, recebe o recurso automaticamente. Para não receber o valor, basta ir até uma agência ou no aplicativo do FGTS (Android/iOS) e informar que não deseja receber o dinheiro do saque extraordinário.

Autor
Beneficiarios ADM

Beneficiarios ADM

Tudo sobre beneficios do Brasil.