Saiba mais sobre esta informação aos beneficiários do Brasil

O sistema de reconhecimento automático de benefícios do INSS, tem agilizado as solicitações dos brasileiros nos últimos meses. O sistema foi lançado no último mês de setembro, onde já no primeiro mês, mais de 159 mil decisões sobre benefícios foram realizadas de maneira automática.

Os beneficiários solicitam análises sobre pedidos de aposentadoria, BPC, salário maternidade, auxílio inclusão e muitos outros. O objetivo é um só, agilizar as solicitações sem que seja necessário ir até uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Todas as análises são feitas com base no sistema do governo Federal através do DataPrev.

O menor número de processos de Reconhecimento Inicial de Direitos de Benefícios Previdenciários e Assistenciais foi registrado no último mês de outubro. A tendência é que cada vez mais cidadãos solicitem seus direitos de forma online, sem burocracia.

Como funciona?

Para utilizar o reconhecimento automático, o cidadão faz o seu pedido através do portal Meu INSS no gov.br. Por lá, responde perguntas que só o cidadão é capaz de responder e compara esses dados com os da base do governo. Após a análise do sistema, desde que não haja nenhuma divergência entre os dados, o pedido é aprovado. Caso em um primeiro momento esses dados tenham alguma divergência, um servidor fará a análise manualmente. Somente em último caso será preciso comparecer a uma agência do INSS.

Normalmente o comparecimento em agências é para a realização de perícias e outras comprovações pessoais.

Outra necessidade na solicitação online é fornecer os documentos pessoais. É preciso que estes documentos estejam em ótimo estado de conservação, com foto. Em alguns casos é solicitado os vínculos empregatícios e outras situações.

Mas não se preocupe, o sistema obedece a Lei de Proteção de Dados (LPD), fornecendo a segurança necessária para todo o procedimento.

Autor
Beneficiarios ADM

Beneficiarios ADM

Tudo sobre beneficios do Brasil.