Já pensou pagar R$ 200 em passagens aéreas sendo aposentado do INSS? O projeto Voa Brasil tem o objetivo de fornecer passagens aéreas baratas para aposentados e pensionistas, servidores públicos e estudantes beneficiários do FIES.
Ainda não há uma data de lançamento do Voa Brasil, nome do programa batizado pelo ministro Márcio França, responsável por Portos e Aeroportos no país.
O pagamento das passagens será feito através de um banco público, a Caixa Econômica ou o Banco do Brasil, com desconto direto na folha de pagamento, no formato de consignado. A previsão é que as passagens aéreas custem R$ 200 por trecho e possam ser pagas em até 12 vezes.
O objetivo principal do programa é fomentar o setor aéreo, incentivando as viagens de avião. Hoje as companhias aéreas estão voando com 21% a menos de passageiros, em decorrência da elevação dos preços. Com estas condições, as aeronaves viajam com cerca de 21% dos assentos vazios, trazendo prejuízos para o setor. Essas passagens aéreas com preço popular, servem para suprir a necessidade.
Como vai funcionar a compra?
No formato de consignado, ou seja, com desconto direto na folha de pagamento. Mas além deste objetivo, os interessados neste benefício só poderão comprar 4 passagens aéreas por ano e os voos precisam ser entre os meses de fevereiro e junho, agosto e novembro.
Também haverá mudanças na taxa de embarque para este grupo de passageiros. Os valores da taxa devem ser menores e para compensar o déficit, haverá mais incentivo para o consumo dentro dos aeroportos.
Leia também: Juros baixo é o objetivo da Previdência e Fazenda.