Beneficiários do Cadastro Único e do Bolsa Família terão prioridade no Programa Escola em Tempo Integral. Nesta última semana o presidente da República, sancionou a lei do Programa Escola em Tempo Integral que deve oferecer matrículas prioritárias para beneficiários dos programas sociais.
Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, diversos estudos mostram que escolas em tempo integral estão oferecendo os melhores resultados no Brasil. Além dos estudos, há também a proteção de crianças e adolescentes do trabalho escravo, desnutrição, violência e outros fatores.
Há também boas oportunidades para a educação técnica e um melhor encaminhamento do aluno para cursar uma faculdade, diminuindo eventuais situações de pobreza e menores oportunidades na vida do beneficiário.
Este projeto pretende chegar a 1 milhões de matrículas a mais no Brasil em 2023 para projetos em tempo integral das escolas de educação básica.
Investimentos
O governo investiu até o momento 4 milhões. Esses recursos estão nas mãos dos estados e municípios para que as ofertas de estudos em tempo integral seja aumentada nas escolas. Até 2026, o governo pretende chegar em 3,2 milhões de crianças matriculadas nesta modalidade.
Este projeto faz parte da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE). O objetivo final é que pelo menos 50% das escolas públicas ofereçam educação em tempo integral. Nos últimos anos as matrículas caíram de 17,6% para 15,1%, em 2021.
Confira também: Programa de Enfrentamento à Fila do INSS.