O Auxílio Brasil é um benefício do Governo Federal destinado à famílias que se encontram em situação de extrema pobreza ou pobreza. E todos aqueles que já fazem parte do programa podem consultar o saldo com seu CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Mas para você que tem dúvidas de como realizar esta consulta, confira o passo a passo a seguir.
O que é e como receber o benefício do Auxílio Brasil?
O Governo Federal através do Auxílio Brasil visa ajudar brasileiros que estejam em situação de extrema pobreza ou pobreza. Os benefícios de transferência direta de renda tem um único objetivo, ajudar a população a superar essa situação.
Hoje já são mais de 14 milhões de famílias beneficiadas pelo programa que foi criado em 2003 através da Medida Provisória 132 de 20 de outubro de 2003.
É considerada uma família em situação de extrema pobreza aquela com renda per capta, ou seja, por pessoa, dentro deste núcleo familiar de até R$ 89,00. E a situação de pobreza são famílias com renda por membro familiar entre R$ 89,01 e R$ 178,00.
Só recebem o benefício quem estiver nesta faixa de renda e que se enquadrem nas exigências mínimas do Cadastro Único.
Como receber?
O Auxílio Brasil será pago após três exigências mínimas por parte do cidadão. É preciso fazer o cadastramento, aguardar a seleção da família e só então sacar os recursos.
No cadastramento, a família deve estar entre uma das duas faixas de renda exigida pelo Governo Federal. Então o representante familiar deve ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município ou setor responsável na prefeitura.
O mesmo irá cadastrar a família no CadÚnico de Programas Sociais do governo, utilizando os documentos pessoais de um representante do núcleo familiar. Será utilizado documentos de identificação de todos os familiares, comprovantes de renda e endereço atualizados.
Depois da primeira etapa, o cadastro é enviado para a seleção. Ela é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social com base nos dados descritos no cadastro.
Por fim o pagamento do benefício é feito somente se a família tenha sido selecionada. A partir daí basta utilizar o Cartão Auxílio Brasil, onde encontra-se o Número de Identificação Social (NIS), para efetuar o saque em Lotéricas, representantes Caixa Aqui, Correios e na própria Caixa Econômica Federal.
Como consultar o saldo do Auxílio Brasil online com o CPF?
Para consultar o saldo do programa é necessário acessar o site da Caixa Econômica Federal na área do Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC). O passo a passo para verificar o saldo é o seguinte:
- Acesse o site de Benefícios Sociais da Caixa Econômica Federal: www.beneficiossociais.caixa.gov.br;
- Será exibido três opções, consulta de benefícios por UF (Unidade Federativa, o estado), por município ou por família;
- Para fazer a consulta com o CPF será necessário escolher a opção “Consulta Benefícios por Família”;
- Então na próxima etapa preencha o formulário com o CPF do representante familiar ou o número do NIS, que pode ser encontrado no próprio cartão do Auxílio Brasil;
- Ao preencher o documento, o sistema irá exibir o nome completo do responsável familiar;
- Depois clique em “Consultar”;
- Todos os valores disponíveis para saques serão exibidos no relatório referente ao documento informado;
- É possível além de consultar o saldo atual, fazer a consulta dos benefícios que já foram sacados.
Quando sai meu pagamento do Auxílio Brasil?
O pagamento do benefício segue um calendário pré estabelecido pelo Ministério da Cidadania. Cada beneficiário conta com uma data específica de saque que deve seguir o último número do NIS presente no cartão do Auxílio Brasil.
Com esse número em mãos, consulte o “Calendário de Pagamento”.
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