Saiba mais sobre esta informação aos beneficiários do Brasil

O Ministério da Cidadania emitiu um alerta nesta segunda-feira (16/05) para todos os beneficiários de programas sociais. É necessário fazer a atualização do cadastro 2022 para não perder os benefícios do Governo Federal. Entre os principais programas estão o Auxílio Brasil (PAB), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Os beneficiários destes programas precisam ficar atento para a retomada do processo de Averiguação e Revisão Cadastral de 2022. Essa revisão precisa ser feita por aproximadamente oito milhões de famílias. A atualização do cadastro é feita através do Cadastro Único, dentro dos prazos estabelecidos pela Instrução Conjunta nº1.

Mas o PAB e TSEE dita que as famílias tem até o mês de julho para atualizar os cadastros e evitar o cancelamento do benefício. Famílias que estejam em situação de Revisão Cadastral, tem até dezembro para a regularização.

É muito importante manter o Cadastro Único atualizado, para que os recursos cheguem a quem precisa. É neste sistema que a qualidade dos dados e informações são repassados para o governo, que por sua vez faz os repasses para as famílias.

Leia também: Lista de programas e benefícios que utilizam o Cadastro Único.

Atualização

Assim que uma família entra no Cadastro Único, as atualizações devem acontecer a cada dois anos ou quando houver uma modificação de grande impacto, como quantidade de membros da família sob o mesmo teto, alteração de endereço, situação de trabalho e renda, entre outros. Todos os principais programas de auxílio do país exigem que as informações sejam atualizadas nestas situações.

Mas em decorrência da pandemia, o Ministério da Cidadania prorrogou os prazos. Neste ano famílias que haviam atualizado seus cadastros em 2016 e 2017 estão sendo convocadas para a atualização. Já quem fez a última atualização em 2018 ou 2019, será convocada a partir de 2023.

Leia também: Como fazer o Cadastro Único?

Conferindo os dados

O aplicativo do Cadastro Único sofreu alterações para melhorar a interação com as famílias beneficiadas. A ferramenta permite a consulta dos dados de um núcleo familiar e se os mesmos estão atualizados. As famílias beneficiárias do Auxílio Brasil recebem mensagem nos extratos de pagamento e também pelo app sobre atualizações.

Já quem for beneficiário da Tarifa Social, os comunicados acontecem através da própria conta de luz.

Se não houve nenhuma alteração nas informações em relação a última entrevista, o cadastro pode ser atualizado através do app do Cadastro Único, sem sair de casa. Quando houver alterações, o representante precisa comparecer ao CRAS ou posto de cadastramento para fazer uma nova entrevista pessoalmente.

Baixe o aplicativo para Android ou iOS.

Autor
Beneficiarios ADM

Beneficiarios ADM

Tudo sobre beneficios do Brasil.