Cadastro Único, que também é conhecido como CadÚnico, nada mais é do que informações sobre famílias do Brasil que se encontram em situação de extrema pobreza ou pobreza.
É através destas informações que o Governo Federal, Estados e Municípios podem oferecer benefícios sociais para promover a saída destas famílias destas situações precárias, focando principalmente em alimentação, saúde e educação.
São diversos benefícios que dependem do Cadastro Único para sua concessão, onde o mais famoso é o Bolsa Família, por se tratar de um programa federal.
Famílias de baixa renda
Além das situações extremas, é considerada uma família de baixa renda aquela que:
- Ganhe até meio salário mínimo por pessoa;
- E que ganhem até três salários mínimos mensais no total de membros de uma mesma família.
Todos que se enquadrem nestas situações possuem o direito a estar inscrito no banco de informações sociais.
Todas as condições para se cadastrar no Cadastro Único
Além das informações mínimas citadas acima, é preciso também:
- Ter um responsável familiar na hora de responder às perguntas do cadastro, que seja morador da casa e maior de 16 anos;
- Comparecer portando o CPF ou Título de Eleitor;
- Apresentar um documento de identificação com foto de cada um dos membros da família. Pode ser a Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade (RG), a Certidão Administrativa de Nascimento Indígena (RANI), Carteira de Trabalho ou o Título de Eleitor;
- É necessário ter um comprovante de endereço atualizado (últimos 30 dias), a conta de luz ou de água serve.
E outra condição essencial é manter os dados deste cadastro atualizados. O Cadastro Único por si só deve ser atualizado a cada 2 (dois) anos, mas sempre que houver uma mudança na composição familiar é preciso avisar aos assistentes sociais.
As mudanças podem ser o nascimento de um familiar, morte, mudança de trabalho, remuneração, de endereço e outros que afetem diretamente a composição familiar.
No caso de Famílias Indígenas ou Quilombolas, não é exigido o CPF ou Título de Eleitor (se tiver tudo bem, se não tudo bem também), mas é preciso apresentar um dos outros documentos, principalmente a Certidão RANI ou outro exigido pelo CRAS.
Como fazer o cadastro?
Com o representante familiar escolhido e toda a documentação em mãos, chegou a hora de ir até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no município.
Dependendo da região, o local responsável pelo cadastramento das informações é a própria sede da prefeitura.
Chegando ao local responsável pelo cadastro, será necessário responder a todas as perguntas feitas pelos agentes sociais.
Apresente os documentos comprovantes da família, que podem ser o:
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Título de Eleitor;
- Carteira de Trabalho Certidão de Nascimento;
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
- A Certidão de Casamento Carteira de Identidade (RG).
Dependendo de sua situação talvez seja solicitado um documento que comprove a naturalização brasileira.
Apresente o comprovante de endereço residencial atualizado. Ele será usado para o governo identificar regiões de maior necessidade.
O endereço é utilizado para que os assistentes sociais visitem a família para avaliar as condições. Normalmente após esta visita, a aprovação no cadastro é liberada.
Pronto.
Suspensão e bloqueio do Cadastro Único
Todos os dados devem sempre estar atualizados, onde a consequência da falta de atualização é o corte em programas e benefícios sociais.
Estes cortes são feitos sem aviso prévio, o que pode criar alguns problemas na organização financeira do núcleo familiar.
O CadÚnico precisa de atualização no Centro de Referência ou no setor responsável da prefeitura de seu município.
A atualização do Cadastro Único não pode ser feita pela internet, é preciso ir pessoalmente até o órgão responsável.
Atendimento Online – Telefone e sites oficiais
Apesar da atualização ter que ser feita presencialmente, o atendimento para tirar dúvidas sobre o Cadastro Único pode ser feito através do telefone ou online.
As opções são o portal “Fale Conosco” no Facebook, telefone da Caixa Econômica Federal ou no site do CadÚnico.
O telefone para dúvidas é o:
- 0800 726 0207
O site oficial do cadastro é o:
E no Facebook através do Messenger você pode tirar suas dúvidas através do:
O formulário “Fale Conosco” está disponível através do seguinte endereço eletrônico:
Aplicativo Meu CadÚnico para Android e iOS – Consulta Cidadão
Quem quiser consultar as informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, pode utilizar os aplicativos para smartphone Android ou iOS, Meu CadÚnico.
Faça o download e instalação. Depois é só inserir os seus dados pessoais, de preferência o NIS para realizar as consultas. Esse procedimento chama-se “Consulta Cidadão”.
Baixando o aplicativo:
Benefícios do aplicativo
Com o app instalado você poderá:
- Emitir um comprovantes de cadastramento;
- Fazer consultas sobre os integrantes do núcleo familiar;
- Verificar o NIS (Número de Inscrição Social) de cada um;
- Verificar pendências no cadastramento;
- Localizar o CRAS mais próximo de sua residência;
- Verificar todos os programas e benefícios sociais disponíveis para sua região.
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