A segunda edição do Sisu 2022 tem suas inscrições a partir do próximo dia 28 de junho. O candidato que quiser concorrer uma vaga no ensino superior público, terá até o dia primeiro de julho para fazer a inscrição. Esta é a última oportunidade do ano para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As regras foram publicadas pelo Ministério da Educação (MEC) nesta última sexta-feira (03 de junho).
Sisu 2022
O Sisu permite aos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ficaram com zero na redação, que possam fazer a inscrição para disputar uma das vagas em universidades e faculdades públicas de ensino superior. Toda a inscrição é feita através da internet no Portal Acesso Único. Não é preciso pagar taxa pela inscrição.
A vaga é preenchida conforme a nota de corte estabelecida para cada curso superior. Durante a inscrição o candidato faz a escolha de até duas opções de cursos, que deve ser informado em ordem de preferência.
A nota de corte é a menor nota para que os candidatos fiquem entre os selecionados e possam avançar para a próxima etapa. Cada curso tem vagas limitadas e o preenchimento acontece conforme as notas. Mas ela é válida apenas como referência para o candidato, já que as vagas ofertadas só são preenchidas conforme o resultado.
O resultado da 2ª edição do Sisu 2022 acontece no dia 06 de julho. Ele é divulgado no Portal Acesso Único.
Aprovação
Quem for aprovado precisa fazer a matrícula ou registro acadêmico na instituição em que for selecionado. A chamada regular acontece entre os dias 13 e 18 de julho este ano. Mas o candidato ainda precisa prestar atenção nas datas, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição. Todos estes detalhes é divulgado no próprio site das instituições.
Lista de espera da segunda chamada do Sisu 2022
Quem ficar de fora da chamada regular, ou seja, não for selecionado neste primeiro resultado, pode solicitar através do site do processo seletivo, a inclusão na lista de espera. Essa inclusão deve ocorrer entre os dias 06 e 18 de julho de 2022. Mas não é possível mudar o curso escolhido durante a inscrição, a lista de espera é com base nestes cursos.
O candidato que for selecionado na primeira chamada em um dos dois cursos escolhidos, não pode participar da lista de espera.
Mais informações no Portal Acesso Único.