A partir desta quinta-feira (20/08) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), inicia em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) e também a Dataprev, o projeto da prova de vida por biometria facial.
Nesta primeira etapa serão avaliados de forma digital aproximadamente 300 mil beneficiários. O INSS entrará em contato com os segurados através de mensagens no site Meu INSS e pela Central 135.
Os dados avaliados serão decorrentes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e também do Tribunal Superior Eleitoral, que além dos dados biométricos dos dedos, também conta com os dados faciais da grande maioria da população.
Se o beneficiário possui carteira de motorista e título de eleitor, é muito provável que faça parte deste projeto.
Segurança
O projeto piloto da Prova de Vida Digital irá avaliar neste primeiro momento todos os eventuais problemas de segurança e ajustes para que o sistema possa ser implementado para beneficiários de toda a Previdência Social.
Mas mesmo o projeto se tratando de um teste, todo aquele que participar terá a sua prova de vida válida, ou seja, neste ano não será mais preciso que o segurado vá até a agência bancária onde recebe o benefício para refazer o procedimento.
Como trata-se de um processo anual, em 2021 haverá a necessidade de refazê-lo se ainda estiver recebendo pelo Instituto.
Prova de vida
A Prova de Vida presencial para renovação da senha e cadastro no INSS foi suspensa neste ano para seguir as exigências da área de saúde.
Mas mesmo diante da suspensão, todo aquele que recebe o benefício por conta corrente, poupança ou cartão magnético, devem fazer o procedimento anualmente para comprovar que estão vivos.
O sistema foi criado para evitar pagamentos indevidos e fraudes no sistema.
Saiba todos os detalhes no Gov.br.