Saiba mais sobre esta informação aos beneficiários do Brasil

Nesta semana o Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas oficiais do Prouni, Sisu e Fies em 2023. O calendário é para que os interessados em acessar o ensino superior a partir de 2023 não percam o período das inscrições.

O Programa Universidade Para Todos (Prouni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), são as principais opções de acesso à faculdade através das notas conquistadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para quem prestou o ENEM em 2022, as notas tem sua divulgação no próximo dia 13 de fevereiro.

Prouni 2023

As inscrições do Prouni 2023 ocorrem entre os dias 07 e 10 de março. Os resultados da primeira chamada tem sua divulgação no dia 14 de março. Já a segunda chamada ficou para o dia 28 de março.

Como funciona o acesso ao Prouni?

O Prouni é o programa responsável por distribuir bolsas de estudo parciais e integrais (50 e 100%) em instituições de ensino privadas. Os interessados precisam ter renda bruta familiar de até três salários mínimos. É preciso também se encaixar nos critérios sociais do programa, como ter cursado o ensino fundamental e médio em escola pública.

Saiba mais: acessounico.mec.gov.br/prouni.

Sisu 2023

As inscrições do Sisu 2023 ocorrem entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março. Os resultados saem no dia 07 de março.

Como funciona o acesso ao Sisu?

É um programa de aprovação para universidades públicas. O aluno escolhe o curso desejado com base na nota de corte das universidades. Neste programa também há vagas para cotistas, mas elas variam de instituição para instituição.

Saiba mais: acessounico.mec.gov.br/sisu.

Fies 2023

As inscrições do Fies 2023 acontecem entre os dias 14 e 17 de março. Os resultados tem sua divulgação no dia 21 de março.

Como funciona o acesso ao Fies?

Diferente dos programas acima, o Fies tem a finalidade de facilitar o financiamento do curso desejado, com base na nota do ENEM. É um sistema de empréstimo aos estudantes de baixa renda para cursarem universidades privadas. Portanto quando finalizar o curso, o aluno precisa pagar os valores conforme o contrato assinado com o agente financeiro.

Saiba mais: sisfiesportal.mec.gov.br.

Leia também: Desconto de até 90% para quem tem dívida no banco CAIXA.

Autor
Beneficiarios ADM

Beneficiarios ADM

Tudo sobre beneficios do Brasil.