Junho chegou e com ele uma boa notícia para os brasileiros. A conta de luz terá bandeira verde no mês de junho, já confirmado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O comunicado ocorreu neste último dia 27 de maio e é válido para todos os consumidores que estejam conectados ao Sistema Interligado Nacional, que abrange praticamente todo o território do Brasil.
Assim os consumidores não terão que desembolsar uma tarifa extra na conta de energia. Isso porque a geração de energia está favorável, graças as chuvas que estão acontecendo no país.
Até abril havia uma cobrança extra na conta de luz por conta da Bandeira de Escassez Hídrica. Mas desde dezembro de 2021, beneficiários da tarifa social estavam pagando a fatura com essa regra normal. Entretanto para o restante da população, junho não terá novamente cobrança extra na tarifa de energia.
Valor das bandeiras tarifárias na conta de luz
O sistema de bandeira tarifárias teve sua criação no ano de 2015 pela ANEEL. Ela tem a responsabilidade de repassar o custo real da energia produzida no país. Com o custo pago automaticamente nas contas de energia, o consumidor não precisa pagar os juros da taxa Selic sobre a produção de energia, isso porque as bandeiras passam transparência sobre o custo de produção e permitem também que o consumo seja feito mais consciente. Até então o consumidor não sabia quando estava pagando mais caro na tarifa e por consequência não sabia quando deveria ou não economizar.
Leia também: Beneficiários de programas sociais precisam atualizar seu cadastro.