A extensão do Auxílio Emergencial após as seis parcelas iniciais, foi concedido há uma pequena parcela dos beneficiários brasileiros.
Porém trabalhadores em geral e inscritos do Cadastro Único não participante do Bolsa Família que tiveram a extensão cancelada, poderão entrar com um pedido de contestação, desde que não concorde com o corte do benefício.
Mas o beneficiário deverá entrar com o pedido até o próximo dia 02 de novembro de 2020, através do site do DataPrev, conforme instruções do site oficial do Governo, o Gov.br.
Para brasileiros que fazem parte do Bolsa Família, as regras de contestação será aprimorada e divulgada nos próximos dias.
Medida Provisória MIL
A Medida Provisória nº 1.000, foi a responsável pela criação da extensão do Auxílio Emergencial para todos aqueles que já recebiam o benefício. Porém todos estão tendo que passar por uma reavaliação dos critérios, onde o pagamento poderá ser cancelado.
As situações em que o pagamento é reavaliado, podem envolver as seguintes questões:
- Conquista de emprego formal;
- Recebimento de benefícios assistenciais ou previdenciários;
- Ou o falecimento daquele que recebia o Auxílio Emergencial.
Mas aqueles que não concordarem com a decisão do Ministério da Cidadania, poderão recorrer e se identificado o equívoco, as parcelas serão novamente pagas.
Como fazer a contestação?
Aqueles que se sentirem no direito de pedir a contestação, não precisam ir até uma agência física, seja ela da Caixa Econômica, Posto do Cadastro Único ou Lotérica. Todas as solicitações serão feitas através do site do DataPrev.
O endereço eletrônico é o seguinte:
Depois insira seus dados de login como o CPF, Nome Completo, Nome da Mãe, data de nascimento e selecione a caixa de “Não sou um robô”. Clique em “Enviar”.
O sistema irá apresentar todos os critérios de recebimento do auxílio e um campo para fazer a contestação. Preencha o formulário, envie e aguarde até que a sua situação seja reavaliada.
Cumprindo todos os requisitos para receber o auxílio, os valores serão creditados na Poupança Social.