Saiba mais sobre esta informação aos beneficiários do Brasil

O acréscimo de 25% nas aposentadorias por invalidez é dedicado para beneficiários que dependem de terceiros para realizar tarefas do dia a dia. Aqueles que conquistaram a aposentadoria por invalidez, mas segundo avaliação médica, são dependentes, podem solicitar um acréscimo para direcionar o recurso ao responsável por lhe ajudar.

Mas este acréscimo é um benefício exclusivo para aposentados por invalidez. Outras aposentadorias não permitem o aumento do salário mensal.

Exemplo: Se o beneficiário ganha R$ 2.000, soma-se 25% a este valor, ou seja, mais R$ 500, totalizando um benefício de R$ 2.500.

A solicitação deste acréscimo é feito à distância através do portal do Meu INSS, mas pode ser requisitado uma comprovação presencial com realização de perícia médica.

Como solicitar o acréscimo de 25% na aposentadoria

Para solicitar esse aumento é preciso:

Passo 1: acesse o portal do Meu INSS;

Passo 2: faça o login no sistema, utilizando o cadastro realizado no portal Gov.br;

fazendo login no portal meu inss gov para pedir acrescimo na aposentadoria
Logando no site do Meu INSS.

Passo 3: ao logar, clique na opção Agendamentos/Solicitações;

solicitação de acrescimo de 25 porcento na aposentadoria por invalidez
Solicitando acréscimo de 25% na aposentadoria.

Passo 4: assim clique em “Novo Requerimento”, depois em “Avançar” e faça a pesquisa pela palavra “Acréscimo”. Selecione o serviço do aumento de 25% na aposentadoria por invalidez;

Passo 5: siga as instruções do próprio portal informando documentos médicos que comprove a dependência de terceiros, se solicitado;

Passo 6: acompanhe a aprovação ou recusa do benefício através do próprio menu de Agendamentos/Solicitações no portal do Meu INSS.

Mas caso seja necessário comparecer a uma agência do INSS para comprovação ou perícia médica, o beneficiário será informado através do próprio portal.

Documentos

Normalmente os documentos solicitados para pedir o acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez são:

  • Procuração ou termo de representante, documento de identificação com foto e CPF, se for o caso;
  • CPF do aposentado por invalidez;
  • Documentos médicos que comprovem a dependência de terceiros.

Mais informações

Telefone para solicitações e dúvidas do INSS: 135 (disponível de segunda a sábado das 7h às 22h, no horário de Brasília).
Aplicativo para smartphone: Android/iOS.

Autor
Beneficiarios ADM

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