Saiba mais sobre esta informação aos beneficiários do Brasil

Beneficiários do Auxílio Brasil tem até sexta-feira (14/10) para atualizar o Cadastro Único e não ter o benefício suspenso ou cancelado. Aqueles que estão há mais de dois anos sem essa atualização ou que sofreram alguma alteração na composição familiar, renda e outros, precisam fazer a regularização do CadÚnico.

Este cadastro é a principal informação do governo para incluir famílias de baixa renda em programas sociais como o Auxílio Brasil. Outros benefícios como a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também precisam do Cadastro Único atualizado.

Não posso atualizar

Caso a atualização para estes beneficiários não ocorra até sexta-feira, o benefício é suspenso e posteriormente cancelado. A exclusão das famílias do Cadastro Único pode ocorrer a partir do mês de julho de 2023.

Estou no Cadastro Único, vou receber benefícios?

Os estados e municípios fazem a distribuição de renda e inclusão em programas sociais conforme as informações do CadÚnico. Mas o fato de estar no Cadastro não significa que automaticamente a família ou cidadão irá receber o benefício. Cada programa tem uma regra específica e é preciso se enquadrar nelas para conseguir a inclusão.

Prazos

Todas as famílias que estão com cadastro desatualizado desde 2020 ou antes, tem até o dia 14 de outubro de 2022 para evitar o bloqueio. Já o cancelamento para outros beneficiários está programado para dezembro de 2022.

Verificação da situação cadastral

Há um aplicativo do Cadastro Único disponível para celulares Android e iOS. Através dele e do site cadunico.cidadania.gov.br, o cidadão pode conferir se o seu cadastro está em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral. Nos próprios canais de consulta é possível verificar o que é necessário para realizar a regularização.

Quem já recebe o Auxílio Brasil recebem mensagens no extrato de pagamento também. Os beneficiários da Tarifa de Energia Social, recebem os comunicados na fatura. Mas é sempre interessante acompanhar a situação nos canais online.

E quem não teve nenhuma alteração desde a última atualização, pode confirmar os dados.

Leia também: Como fazer o Cadastro Único?

Preciso atualizar, o que é necessário fazer?

Caso precise atualizar alguma informação do Cadastro Único, é preciso comparecer pessoalmente em um posto de cadastramento para realizar uma nova entrevista. Quem precisa ir portando a documentação é o representante familiar. Normalmente os postos são Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para conferir o CRAS da sua região, acesse:

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Autor
Beneficiarios ADM

Beneficiarios ADM

Tudo sobre beneficios do Brasil.